quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Lançamento do Japan Channel

O governo do Japão anunciou no fim do mês passado o lançamento de um canal de TV  voltado apenas para o Ocidente com o intuito de promover ainda mais a cultura do país. Batizado deJapan Channel, o novo canal terá uma grade formada por animes, doramasprogramas de música e de viagens. As informações são do jornal Sankei Shimbun.
A implementação do projeto irá custar cerca de 15,5 bilhões de ienes (14,7 milhões de dólares), que serão utilizados para pagar custos com legendagem, dublagem, publicidade, abertura de escritórios locais para o canal em diversas partes do mundo e coprodução de conteúdo. A princípio, a estreia do Japan Channel já está confirmada em 3 países asiáticos. Tailândia, que já terá o canal nas operadoras a partir deste mês, Indonésia (fevereiro) e Camboja (abril). O governo do Japão também já planeja levar o canal para os Estados Unidos, Europa e África.
A chegada do Japan Channel está totalmente alinhada com o programa “Cool Japan“, uma iniciativa do governo em parceria com diversas empresas locais para levar a cultura moderna do Japão ao restante do mundo, usando elementos que demonstram a força do país, ou seja, animes, mangás, filmes, música, moda e etc. Além de promover a cultura do país, o Japan Channel também terá um papel político muito importante, que é o de mudar a manchada imagem do Japão entre seus vizinhos asiáticos como a China e a Coreia do Sul, fazendo com que isso suavize um pouco as tensões políticas vividas entre os 3 países.
Como o canal será lançado primeiramente na Ásia e, depois, em outras partes do Ocidente, as chances do mesmo acontecer na América Latina também são grandes, uma vez que os japoneses já se deram conta que sua cultura é muito apreciada tanto no Brasil quanto nos demais países da América Latina. Quem sabe possa ter uma versão em português do Japan Channel no futuro e ele seja  disponibilizado pelas operadoras de TV por assinatura do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário